em Dicas

Organize os Programas que Iniciam Junto com o Windows!

Share Button

Se você acha que o seu Windows está demorando para deixar o ambiente pronto (desktop), então pode ser a hora de organizar os programas que iniciam junto com ele – o Startup.

Neste artigo, abordarei apenas os programas que iniciam após o carregamento (boot) do Windows e não o carregamento em si. Este deixarei para outro artigo que farei em breve. Há várias formas de acessar esta lista de programas, então mencionarei as principais para que você escolha a que mais convier a você.

1ª Forma:

  • Através do Utilitário de Configuração do Sistema (versões mais antigas do Windows):

Para acessar:

Menu Iniciar -> Executar -> “msconfig” (sem aspas) e tecle Enter;

ou

Win + R -> digite “msconfig (sem aspas) e tecle Enter.

Então clique em “inicialização de Programas” e desabilite os programas que tiver certeza que não são necessários que iniciem junto com o Windows.

2ª Forma:

  • Pelo Gerenciador de Tarefas (nas versões mais recentes do Windows):

Para acessar:

O famoso Ctrl + Alt + Del -> Gerenciador de Tarefas;

Ou

Na barra de tarefas (barra inferior do Windows) onde não tenha nada, e com o botão direito do mouse -> Gerenciador de Tarefas.

Gerenciador de Tarefas

E então clique em “Inicializar”:

Selecione os programas que quer desabilitar e então clique em “Desabilitar”.

3ª Forma:

  • Através de programas de terceiros, tais como:

RegCleaner: Clique em Startup List. Permite restaurar entradas previamente excluídas. Se ao usar o programa ocorrerem erros, execute-o em modo de compatibilidade (windows 98 ou XP). Para baixar o programa, clique aqui.

Ou

StartupCPL: o mais simples dos três. Ele é instalado como um ítem no Painel de Controle (altere a forma de exibição para ícones ao invés de categorias). Após abri-lo, apenas desmarque as entradas que quer desabilitar, e pronto. Para baixar o programa, clique aqui.

Ou

Autoruns (parte de Sysinternals Suite): o mais complexo dos três, porém o mais completo. Baixe o programa aqui.

Conclusão

Pessoalmente, eu prefiro o RegCleaner e o StartupCPL, por serem mais simples de acessar e com mais opções do que os programas nativos do Windows.

É aconselhável que você verifique os programas do Startup com certa frequência, pois não é raro que novos programas ou novas funcionalidades adicionem entradas na inicialização do Windows, o que vai deixando novamente o seu sistema lento!

Então é isto! Espero que este artigo tenha sido útil para você.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta