em Vídeo

Converter um vídeo em 2 passos manualmente

Coverter vídeos em 2 passosOlá, amigos!

Como meu primeiro post, vou mostrar como vocês podem converter vídeos em 2 passos de forma manual, para o caso do programa que você estiver usando não oferecer a opção de converter em 2 passos (2 pass ou dual pass). Então vamos lá:

O programa que utilizei aqui foi o VirtualDub, um programa muito conceituado para trabalhar com vídeos, gratuito e muito útil (em outros posts mostrarei outras coisas que você pode fazer com o VirtualDub).

O codec que utilizei foi o Xvid, mas você poderá utilizar outro, apenas precisará saber onde ele salva o arquivo ‘pass’.

Caso não tenha o VirtualDub, baixe ele aqui. Para baixar o Xvid, clique aqui.

Para começar, execute o VirtualDub e abra o arquivo que você quer converter (deve estar em formato AVI). Então siga os passos abaixo:

1 – No menu Video deixe marcada a opção full proccessing mode:

2 – No mesmo menu, entre em “Compression” e clique em Xvid:

3 – Clique no codec que você quer usar para a conversão, no caso o Xvid;

4 – Então clique em Configure – esta é a etapa mais importante, pois é onde você vai configurar o codec para realizar a conversão em dois passos:

 

5 – Em “encoding type”, selecione a opção “Twopass – 1st pass” – aqui você estará dizendo que quer a conversão em 2 passos, e que este será o primeiro passo.

6 – Clique na caixinha ao lado, e veja onde o codec irá salvar o arquivo “video.pass” (este é o arquivo que o codec utilizará para o segundo passo). Confirme todas as caxas até voltar à tela inicial do programa:

 

7 – Se precisar mudar, clique na caixinha com os 3 pontinhos, para definir um local mais facil para achar depois:

 

8 – Então dê ok em todas as telas até voltar a tela inicial do programa. Vá em Arquivo -> Salvar Como e dê um nome para o arquivo:

 

Aguarde o processo do primeiro passo terminar (pode demorar dependendo da duração do vídeo e dos recursos do seu computador).

Segundo Passo

Após terminar o primeiro passo, volte de novo para a configuração do codec conforme indicado no passo 5, e escolha a opção “Twopass – 2nd pass” – este é o segundo passo do processo. Na mesma tela você precisará definir o tamanho que terá o arquivo final (ou a taxa em kbps para a conversão). Do lado da taxa de kbps tem uma calculadora (calc…), que você pode usar para determinar o valor que o codec indica para um tamanho aconselhável. Use este valor apenas para referências. Regra geral: quanto maior o tamanho do quadro e as cenas com grande movimentação, mais você precisará aumentar este valor, mas recomendo que não ultrapasse de 1500kbps, ou o seu arquivo ficará muito grande, tornando sem sentido este processo de converter em 2 passos.

Confirme todas as caixas de novo, e vá em Salvar Como – escolha um nome diferente do usado no arquivo anterior. Agora aguarde novamente o processo – demorará provavelmente tanto quanto o primeiro passo.

E aí está o seu arquivo convertido em 2 passos manualmente e pronto para ser assistido!

Espero que tenham gostado, poste nos comentários o que você achou do post.

Abraço a todos!

Posts Relacionados

3 Comentário

  1. Joana 3 de abril de 2016
  2. AdrianoAutor 6 de julho de 2015
  3. Gustavo 22 de junho de 2015

Deixe uma resposta