Como meu primeiro post, vou mostrar como vocês podem converter vídeos em 2 passos de forma manual, para o caso do programa que você estiver usando não oferecer a opção de converter em 2 passos (2 pass ou dual pass). Então vamos lá:
O programa que utilizei aqui foi o VirtualDub, um programa muito conceituado para trabalhar com vídeos, gratuito e muito útil (em outros posts mostrarei outras coisas que você pode fazer com o VirtualDub).
O codec que utilizei foi o Xvid, mas você poderá utilizar outro, apenas precisará saber onde ele salva o arquivo ‘pass’.
Caso não tenha o VirtualDub, baixe ele aqui. Para baixar o Xvid, clique aqui.
Para começar, execute o VirtualDub e abra o arquivo que você quer converter (deve estar em formato AVI). Então siga os passos abaixo:
1 – No menu Video deixe marcada a opção full proccessing mode:
2 – No mesmo menu, entre em “Compression” e clique em Xvid:
3 – Clique no codec que você quer usar para a conversão, no caso o Xvid;
4 – Então clique em Configure – esta é a etapa mais importante, pois é onde você vai configurar o codec para realizar a conversão em dois passos:
5 – Em “encoding type”, selecione a opção “Twopass – 1st pass” – aqui você estará dizendo que quer a conversão em 2 passos, e que este será o primeiro passo.
6 – Clique na caixinha ao lado, e veja onde o codec irá salvar o arquivo “video.pass” (este é o arquivo que o codec utilizará para o segundo passo). Confirme todas as caxas até voltar à tela inicial do programa:
7 – Se precisar mudar, clique na caixinha com os 3 pontinhos, para definir um local mais facil para achar depois:
8 – Então dê ok em todas as telas até voltar a tela inicial do programa. Vá em Arquivo -> Salvar Como e dê um nome para o arquivo:
Aguarde o processo do primeiro passo terminar (pode demorar dependendo da duração do vídeo e dos recursos do seu computador).
Segundo Passo
Após terminar o primeiro passo, volte de novo para a configuração do codec conforme indicado no passo 5, e escolha a opção “Twopass – 2nd pass” – este é o segundo passo do processo. Na mesma tela você precisará definir o tamanho que terá o arquivo final (ou a taxa em kbps para a conversão). Do lado da taxa de kbps tem uma calculadora (calc…), que você pode usar para determinar o valor que o codec indica para um tamanho aconselhável. Use este valor apenas para referências. Regra geral: quanto maior o tamanho do quadro e as cenas com grande movimentação, mais você precisará aumentar este valor, mas recomendo que não ultrapasse de 1500kbps, ou o seu arquivo ficará muito grande, tornando sem sentido este processo de converter em 2 passos.
Confirme todas as caixas de novo, e vá em Salvar Como – escolha um nome diferente do usado no arquivo anterior. Agora aguarde novamente o processo – demorará provavelmente tanto quanto o primeiro passo.
E aí está o seu arquivo convertido em 2 passos manualmente e pronto para ser assistido!
Espero que tenham gostado, poste nos comentários o que você achou do post.
Abraço a todos!
Ótimo artigo. Ajudou bastante.
Gostaria de enriquecer mais ainda com informações de um plugin que ajuda na captura de leads em vídeo e outras surpresinhas.
Basta clicar no meu nome para saber mais.
Sucesso!
Boa noite, Gustavo. Pelo que eu entendo as configurações que você quer fazer devem ser feitas no primeiro passo, pois é neste que o codificador salvará as informações dos quadros, que serão usados no segundo passo. Espero que tenha sido útil. Abraço!
Bom dia, estou com dúvida em relação ao usar os filtros n modo 2 passos, aplica-se no 1º ou no 2º, pois quero mudar a resolução de 720p para 480p, desde já agradeço