em Otimização/Produtividade

Um macete para reduzir o tamanho de seus arquivos compactados

Share Button

winrar-icon2Veja como compactar muitos arquivos e criar um arquivo menor do que do método tradicional! Levei bastante tempo para descobrir este macete. Espero que gostem!

Bom, tudo parece mais simples depois que a gente descobre. Antes de explicar, eu quero dar dois exemplos de arquivos que eu baixei da net (e que me fizeram pesquisar pela solução):

  • 1 arquivo compactado de 13MB contendo 3 arquivos dentro, que descompactados davam 48MB;
  • 1 arquivo compactado de 77MB contendo inúmeros arquivos, que descompactado passava de 500MB.

O compactador que uso, e que usei neste post é o Winrar, facilmente encontrado em sites de download.

Que a taxa de compressão varia de acordo com o tipo de arquivo nós sabemos, mas isto não estava sendo suficiente para que eu resolvesse o problema.

Então eu reparei no primeiro arquivo que eu citei acima. Vejam o conteúdo dele:

ex1b1

 

Reparem a primeira coluna "tamanho": os 3 arquivos possuem exatamente o mesmo tamanho, mas o tamanho após compactado ficou específico para cada um, sendo que o segundo ficou praticamente inexistente (de 16MB para 17KB).

Então eu tentei compactar os 3 arquivos. Vejam abaixo como ficou:

ex1a

Perceberam? Bom, eu custei um pouco para perceber que o compactador estava usando algum "truque", e não realmente uma compactação, pois não é possível compactar tanto.

Então casualmente descobri vendo as opções do Winrar (nas versões mais antigas esta opção ainda não existia), na versão 5 existe, ela chama-se "Salvar arquivos idênticos como referência".

opcoes

 

E resolvido! Agora pode-se reduzir o tamanho do arquivo compactado, pois o que o Winrar faz é a verificação dos arquivos que são idênticos, salvando-os apenas como referência, evitando que o mesmo arquivo seja compactado duas vezes. Sensacional, não?

Como observações importantes (mas que não desmerecem o recurso), eu cito os seguintes:

  • Eu não consegui descompactar os arquivos usando versões antigas do Winrar – aí sempre vale a dica de criar arquivos auto executáveis (marcando a caixinha "Criar arquivo SFX" ou "Create SFX File", que cria um arquivo executável, tornando o arquivo utilizável mesmo que você não tenha o descompactador correto instalado na máquina;
  • Este macete vale apenas para arquivos que são idênticos, como em distrbuições de programas que possuem pastas com instaladores para diversas versões de sistemas operacionais (onde sabemos que haverá muitos arquivos repetidos (como instaladores do DirectX, updates, e outros que aparecerão em várias pastas);
  • Para poucos arquivos, ou mesmo um único arquivo, este recurso pode não reduzir a compactação, já que haverá menor probabilidade de existirem arquivos iguais;
  • Dentro do Winrar, prefira sempre a compactação Ótima (Best) para alcançar melhores taxas de compactação, marque a caixinha "Criar Arquivo Sólido", e experimente diferentes tamanhos de dicionários (nem sempre os maiores resultarão em melhores compactações), baseie-se no tamanho do arquivo original.

 

Bom, então era isso, pessoal! Espero que tenham gostado e aproveitem a dica!

Posts Relacionados

4 Comentário

  1. AdrianoAutor 2 de março de 2016
  2. AdrianoAutor 2 de março de 2016
  3. rodrigo 2 de março de 2016
  4. rodrigo 2 de março de 2016

Deixe uma resposta