em Windows

Dia 29 será o lançamento oficial do Windows 10, veja detalhes do novo sistema

Share Button

07668051-photo-windows-10-logoVeja as versões e características do novo Windows 10, que será lançado no próximo dia 29.

 

 

O Windows 10 une a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos.

Menu Iniciar

Tudo está familiar de novo para quem ainda achava o Windows 7 a melhor versão do sistema operacional mais popular do mundo. No Windows 10, o menu iniciar está compacto: uma lista de apps instalados e documentos. Ao lado, os blocos dinâmicos estreados no Windows 8 estão presentes, exibindo informações de clima e notícias.

Assim como na versão anterior, os azulejos podem ser rearranjados e redimensionados livremente, e tudo se ajusta ao tamanho escolhido automaticamente. Há também atalhos para contatos e websites prediletos – tudo poderá ser fixado e desafixado  do menu iniciar, deixando-o mais completo de acordo com as necessidades do usuário.

A mais recente modificação do menu irá agradar a aqueles que consideram ele pequeno: agora é possível personalizá-lo com cores de sua preferência. Além de expandí-lo para que ele ocupe a maior parte da tela, algo como o recurso de maximização de janelas, mas que coloca o menu quase em tela cheia.

Task View e função Snap

A prévia de programas abertos, agora exibe miniaturas maiores, para que a identificação do app seja mais rápida em multi-tarefas. Para acessá-lo, continua valendo o conhecido comando Alt + Tab.

Já a função Snap que colocava apps modernos ao lado de programas para o desktop, agora está mais inteligente: a tela continuará a poder ser dividida em duas, mas o usuário terá mais liberdade na hora de movimentar telas no espaço. O próprio Task View poderá ser usado só em um lado da tela, caso desejado.

Desktop Múltiplos

Os desktops múltiplos finalmente chegaram ao Windows: ao clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um desktop novo com programas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais organização ao computador. Ítens do trabalho e de uso pessoal poderão estar abertos ao mesmo tempo sem interferirem na experiência do usuário.

Apps Modernos em Janelas

Apps baixados na Windows Store passam a ser abertos em tela cheia somente se o usuário desejar. No novo sistema, apps modernos e programas desenhados trabalharão lado a lado em janelas redimensionáveis, o que promete estimular o uso da Windows Store e melhorar a experiência de uso de qualquer programa feito para o sistema operacional da Microsoft.

Cortana

Uma das maiores novidades do Windows 10 é a assistente pessoal Cortana que pode ser ativada por meio de comandos de voz tão simples quanto "Hey Cortana". A assistente consegue escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou consultar seus emaisl usando apenas comando de voz.

Por enquanto, ela só entende comandos em inglês, francês, italiano, espanhol, chinês e alemão.

Novo App de Configurações

O Configurações do PC ganhou um substituto simples e intuitivo, que irá facilitar o seu trabalho na hora de configurar o seu computador. Ele foi desenvolvido para lembrar o extinto Painel de Controle (que ainda está presente no sistema), e conta com um conjunto de ícones inéditos. O aplicativo é organizado por área de configuração e ajuda o usuário a ir direto para o que ele quer configurar.

Além do Configurações do PC, outros programas como Pessoas, Outlook, Loja, Fotos e Mapas também tiveram seu design totalmente remodelado.

Conexão Wireless de Áudio e Vídeo Simplificada

Outra boa novidade do Windows 10 é a facilidade de conexão entre seu computador e dispositivos sem fio como caixas de som Bluetooth e televisores compatíveis com a tecnologia Miracast.

Windows em todos os dispositivos

A nova versão do Windows 10 funcionará em diferentes dispositivos: o sistema já possui uma versão para desktop e no mês de fevereiro recebeu uma atualização que torna possível instalar o sistema em dispositivos móveis.

Novo App do Xbox One

O Windows está mais integrado do que nunca com o console da Microsoft: junto com o sistema operacional vem um aplicativo Xbox renovado que oferecerá lista de jogos e amigos incluindo chat com quem estiver online no Xbox Live. A interface My Games organiza conteúdo em colunas, tornando o design e a usabilidade muito parecidos no desktop, tablet e smartphone. Nele você poderá postar em uma timeline, ver as atividades de seus amigos, ver vídeos de gameplay em DVR e muito mais.

Entretanto, a melhor novidade é uma função que concorre com o Remote Play do Playstation 4: no novo Windows, jogos do Xbox One poderão ser transmitidos pela rede e jogados em qualquer dispositivo Windows 10 sem a ajuda de fios. Com isso, é possível usar o recurso de gravação de cenas para criar vídeos do gameplay e até editá-los no PC, compartilhando nas redes sociais.

Organizando Janelas

Em versões mais antigas do Windows, ao arrastar uma janela para uma das bordas da tela, ela se auto ajustava e então dividia a Área de Trabalho em duas partes iguais. Com a atualização, se você fizer isso, o sistema imediatamente irá sugerir outras opções de organização.

Com essa mudança, você não precisa arrastar mais de uma janela para ter sua tela devidamente dividida, já que o SO identifica suas intenções. Nesse sistema de organização, você pode fazer uma grade automática com até quatro janelas de tamanho igual.

Melhorias no Windows Explorer

O gerenciador de arquivos do Windows recebeu melhorias e agora é mais inteligente. O Explporer coloca as pastas mais visitadas pelo usuário em destaque e ainda permite fazer buscas em todo o sistema operacional. Para completar, o Windows Explorer permite fixar as suas pastas favoritas na Home para facilitar o acesso.

A ferramenta de bisca do Windows agora está fixada no Menu Iniciar e na Barra de tarefas, o que facilita seu uso e a vida do usuário. Com a busca do Windows, você poderá buscar não apenas arquivos e documentos, mas também apps instalados no PC e resultados na web.

Melhorias no OneDrive

O OneDrive também recebeu algumas melhorias no seu método de funcionamento. Para facilitar a identificação e sincronização de arquivos do serviço no sistema, a Microsoft modificou um pouco a forma com a qual os itens são sincronizados.

Com as mudança, o usuário já pode pode escolher se quer que todos os arquivos sejam sincronizados ou selecioná-los manualmente. Também existe uma opção que permite escolher o local onde será feito o armazenamento dos arquivos que estarão disponíveis, mesmo quando o PC estiver sem uma conexão com a internet.

Suporte nativo para arquivos MKV

Bastante popular, o formato de arquivos multimídia MKV agora é suportado nativamente pelo sistema. Ou seja, arquivos nesse formato podem ser reproduzidos diretamente no Windows Media Player, bem como nas aplicações de sua preferência, sem a necessidade de instalar codecs. O suporte é tão completo que o sistema exibe miniaturas e metadados dos arquivos no Windows Explorer.

A Microsoft também implementou o suporte para DLNA, o que tornará bem mais fácil a integração do PC com outros dispositivos de mídia.

Spartan: o navegador que substituirá o IE

A Microsoft também confirmou o Projeto Spartan, um codinome para o novo browser que substituirá o odiado Internet Explorer. O navegador ainda está em desenvolvimento, e estará disponível para todos os dispositivos com Windows 10.

Entre as suas novidades, está uma função que permite congelar sites e fazer anotações sobre a tela, seja com uma caneta stylus, mouse ou os dedos. O recurso permitirá salvar notas e prints diretamente no OneNote e compartilhar.

Windows Holográfico, uma nova Era

O Windows 10 terá um "API holográfico" para que desenvolvedores possam criar aplicativos especialmente para dispositivo HoloLens.

 

Do que eu preciso para rodar o Windows 10?

  • Windows 7 com o Service Pack 1 (SP1) ou Windows 8.1 com Update 2 ;
  • Processador ou system-on-chip de 1GHz. As versões de 64 bits do Windows 10 necessitam de um processador que suporte CMPXCHG16b, PrefetchW, e LAHF/SAHF;
  • 1 GB de RAM para o sistema de 32 bits e 2 GB para o sistema de 64 bits;
  • 16 GB de espaço em disco para o sistema de 32 bits, ou 20 GB para o sistema de 64 bits;
  • GPU compatível com DirectX 9 ou superior. Alguns aplicativos e jogos requerem DirectX 10 ou superior para um desempenho melhor;
  • Resolução de tela mínima de 1024×600.

 

Ao atualizar, qual versão do Windows 10 eu receberei?

As tabelas abaixo explicam bem as equivalências de versões:

atualizacoes win10

Confira abaixo quais serão as 7 versões do Windows 10

 

Windows 10 Home: 

Esta é a versão mais simples, destinada aos usuários domésticos que utilizam PCs, notebooks, tablets e dispositivos 2 em 1. Será disponibilizada gratuitamente em formato de atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para usuários do Windows 7 e do Windows 8.1. Haverá também uma segunda versão, destinada ao varejo, que por enquanto não teve seu preço revelado. O Windows 10 Home vai contar com a maioria dos funcionalidades apresentadas até agora: Cortana como assistente pessoal (em mercados selecionados), navegador Microsoft Edge, o recurso Continuum para os aparelhos compatíveis, Windows Hello (reconhecimento facial, íris e digitais para autenticação),streaming de jogos do Xbox One e alguns dos primeiros apps universais, como Photos, Maps, Mail, Calendar, Music e Vídeo.

Windows 10 Mobile:

Essa é a versão do Windows 10 destinada ao setor móvel, que engloba os dispositivos de tela pequena sensíveis ao toque, como smartphones e tablets. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para usuários  do Windows Phone 8.1. Essa versão irá contar com os mesmos aplicativos da versão Home, além de uma versão otimizada do Office.

Windows 10 Pro:

Assim como a Home, essa versão também é destinada para os PCs, notebooks, tablets e dispositivos 2 em 1. A versão Pro difere-se do Home em relação  à certas funcionalidades que não estão presentes na versão mais básica. Essa é a versão recomendada para pequenas empresas, graças ao seus recursos para segurança digital, suporte remoto, produtividade e uso de sistemas baseados na nuvem. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para clientes licenciados do Windows 7 e do Windows 8.1. A versão para varejo ainda não teve seu preço revelado.

Windows 10 Enterprise:

A versão Enterprise do Windows 10 é construída sobre o Wndows 10 Pro e é destinada ao mercado corporativo. Conta com recursos de segurança digital que são prioridade para perfis corporativos. 

Essa edição vai estar disponível através do programa de Licenciamento por Volume, facilitando a vida dos consumidores que têm acesso à essa ferramenta. O Windows Update for Business também estará presente aqui, juntamente com o Long Term Servicing Branch, como uma opção de distribuição de updates de segurança para situações e ambientes críticos.

Windows 10 Education:

Construído sobre o Windows 10 Enterprise, a versão Education é destinada a atender as necessidades do meio educacional. Os funcionários, administradores, professores e estudantes poderão aproveitar os recursos desse sistema operacional que terá seu método de distribuição baseado através da versão acadêmica de licenciamento de volume.

Windows 10 Mobile Enterprise:

Projetado para smartphones e tablets do setor corporativo. Essa edição também estará disponível através do Licenciamento por Volume, oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.

Windows 10 IoT Core:

Claro que a Microsoft não deixaria de pensar no setor de IoT (Internet of Things), que nada mais é do que o grande "boom" no mercado para os próximos anos. Trata-se da intenção de interligar todos os dispositivos à rede. A Microsoft prometeu que haverá edições do Windows 10 baseadas no Enterprise e Mobile Enterprise destinados a dispositivos como caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, máquina de atendimento para o varejo e robôs industriais. Essa versão IoT Core será destinada para dispositivos pequenos e de baixo custo. 

Imagens:

msw-win10-hero-slider-familiar Tech-Preview_Start-menu windows-10-quot-continuum-quot-revealed-in-official-video-460595-2 Windows-10_Product-Family Windows-10-Users-Want-Microsoft-to-Go-All-in-on-the-Flat-Design-462419-2

Fonte: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/windows-10.htmlhttp://www.hardware.com.br/noticias/2015-05/confira-quais-serao-as-sete-versoes-do-windows-10.html e http://olhardigital.uol.com.br/noticia/windows-10-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-upgrade-gratis/49099

Posts Relacionados

Deixe uma resposta