em Dicas

Variáveis de ambiente

Share Button

variablesVeja as principais variáveis de ambiente para Windows e algumas aplicações.

 

 

As variáveis de ambiente são armazenadas em uma pequena área da memória disponível para todos os programas que rodem dentro do sistema.

Com elas, você pode fazer referência a pastas ou unidades de disco que podem variar de computador para computador. Por exemplo, em alguns computadores o Windows pode estar instalado no drive D, E ou F, dependendo da configuração feita pelo usuário. Desta forma, utilizando variáveis de ambiente, você pode fazer referência à unidade onde o Windows está instalado, independente de qual seja a letra.

Veja abaixo algumas das principais:

Variável Valor comumente atribuído
%systemdrive%  C:\
%systemroot% C:\Windows
%temp%

C:\Documents and Settings\User\\AppData\Local\Temp

Local onde o sistema salva os arquivos temporários

%programfiles% C:\Arquivos de Programas
%homepath%

C:\Users\Usuário

Pasta do usuário

 

Repare que a unidade de referência será de acordo com as configurações de como o Windows foi instalado, como drive e pasta, e o usuário retornará a pasta do usuário atual.

Exemplo: ao digitar %homepath% na barra de endereços do Windows Explorer, será aberta a pasta "C:\Users\Adriano". Isto porque o Windows está instalado no drive C e o usuário atual é Adriano.

Além das variáveis normais do sistema, você poderá editar ou criar suas próprias variáveis. Acesse Painel de Controle -> Sistema -> Configurações Avançadas -> Variáveis de Ambiente -> Novo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta