em Vídeo

Como normalizar o áudio dos vídeos

Share Button

sound_waveVeja como normalizar o áudio de seus arquivos de vídeo, para deixá-los todos com o volume equilibrado. Se você, assim como eu, não gosta de sons que sobem e descem exageradamente, aproveite esta dica abaixo:

Bom, eu passei um bom tempo na net procurando por um programa que normalizasse os meus arquivos de vídeo, tipo: "abrir todos os arquivos que eu tenho e clicar em Start e após alguns minutos ter tudo normalizado".

Até encontrei um programa que prometia fazer isto, mas o resultado não foi o que eu procurava (ele apenas deixava o peak level num valor especificado, o que mantinha as diferenças de volume no áudio). Então criei um método que achei relativamente simples, veja abaixo:

Os programas que utilizo são:

  • Winamp – uso a versão 5.0e;
  • Plugin para Winamp – SqrSoft Limiter – baixe aqui;
  • VirtualDub – baixe aqui;

Então vamos aos passos:

 

Começando

1. Instale o plugin SqrSoft Limiter;

2. Abra o Winamp e adicione o video à lista de reprodução;

3. Vá nas Preferências do Winamp (Options -> Preferences, ou aperte Ctrl + P), e clique na opção Plugins -> DSP/Effect:

menu plugin2

4. Clique no plugin SqrSOft Limiter e após em configure active plugin. A configuração abaixo é a que eu uso. Em geral, o resultado fica muito bom. Procure não deixar o output gain acima de 0, pois se o volume já estiver no limite ele passará do limite e ficará desagradável de se ouvir.plugin configuration

5. Clique em Close. Agora clique em output e escolha Nullsoft Disk Writter plugin:output mode2

6. Clique em Configure. Defina a pasta em Output Directory e escolha o formato PCM 44,100 KHZ 16bits estereo:output location2

7. Clique em OK e em Close.

8. Dê dois cliques no video na lista de reprodução para começar o processo (eu sempre prefiro baixar um pouco o volume antes, para o volume não ficar no limite, mas fica a seu critério este detalhe).

reduce volume

 

Durante o processo, o cronômetro andará e você não irá ouvir nada. Este processo é assim mesmo. O que o Winamp está fazendo é gravando o áudio já normalizado no local que você configurou no passo 6.

Aguarde até o fim do processo. Se as opção repeat estiver ativada, no final do processo o Winamp irá perguntar se você deseja sobreescrever o arquivo. Clique em não. Para evitar isto, já desative a opção antes de começar o procedimento.

 

Segunda etapa

Nesta parte, nós vamos juntar o áudio normalizado com o vídeo. Para isto, abra o VirtualDub, e no menu File -> Open video file… abra o vídeo original.

É importante que você siga os passos abaixo para um resultado correto, vamos lá:

1. Dê um toque no direcional direto, para avançar 1 quadro e clique no primeiro botão (veja a marcação em vermelho na imagem abaixo). Vá até o final do vídeo e clique no segundo botão. Esta é a seleção do vídeo, excluíndo o quadro 0 (zero). Abaixo, você pode ver o intervalo selecionado (1-125129, como exemplo):

virtualdub1a

2. Agora vá em Video -> Direct Stream Copy;

3. Vá em Audio -> Audio from other file… e abra o arquivo salvo na primeira parte do post;

4. Vá novamente em Audio e clique em Full Processing Mode, e em Audio -> Compression;

5. Agora você irá definir o formato do áudio que será salvo com o vídeo. Eu sempre dou preferência para o codec Lame MP3, mas escolha o codec de sua preferência, e a taxa de kbps à direita, o padrão é 128 kbps CBR Stereo.

6. Então clique em OK e vá no menu Arquivo -> Salvar as AVI. Escolha um local e um nome para o novo arquivo e clique em Salvar.

 

Finalizando

Agora é só esperar o VirtualDub terminar de salvar o arquivo e aí estará o seu vídeo com o áudio normalizado. Utilizando a opção Direct Stream Copy, o vídeo não é re-convertido – o VirtualDub apenas copia o stream de vídeo, tornando o processo incrivelmente rápido. No nosso exemplo do post, trabalhamos apenas o áudio, convertendo ele de wav para mp3.

Então é isto, pessoal! Este é um método que criei para normalizar os meus vídeos, e que achei relativamente simples, que não requer grandes programas ou processos demorados. O post foi grande, mas se você fizer com frequência verá que não é complicado.

Assista o vídeo explicativo do artigo:

Abraços e até a próxima!

Posts Relacionados

6 Comentário

  1. Adriano BitencourtAutor 21 de agosto de 2016
  2. Jair Gimenez Novaes 18 de agosto de 2016
  3. AdrianoAutor 2 de setembro de 2015
  4. João Pompeu de Souza Brasil 1 de setembro de 2015
  5. AdrianoAutor 31 de agosto de 2015
  6. João Pompeu de Souza Brasil 26 de agosto de 2015

Deixe uma resposta